BlogBlogs.Com.Br Previdência Brasil: Serviços do INSS pela internet e telefone

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Serviços do INSS pela internet e telefone

Segundo a Agência de Notícias da Previdência Social, até julho deste ano, mais de 500 mil pesoas foram atendidas pelos serviços remotos do INSS (135 e internet)...

Porém, a pergunta que fica é: será que essas pessoas estão sendo bem informadas?
Até que ponto a internet esclarece os segurados sobre as questões referentes à Previdência Social?
E o 135 realmente funciona?

Bom, minha experiência em Agência do INSS me diz que muitas pessoas continuam enfrentando filas e espera para requerer pessoalmente uma simples Prorrogação de Benefício (perícia médica).

Isso se dá por que os segurados do INSS não confiam no 135? Ou não conseguiram atendimento nos chamados "canais remotos"?
O que sabemos é que a quase totalidade dos serviços agendados pelo 135 ou pela internet têm sido concluídos sem problemas pelas Agências do INSS, o que demonstra que os canais remotos, quando bem utilizados, realmente funcionam... Agora, se o serviço é justo, principalmente para os servidores, já que os atendentes são terceirizados, é assunto pra outra hora.

Deixando essa questão de justiça de lado, creio que tais canais devem ser melhor divulgados nas Agências do INSS. Não para reduzir o movimento e o fluxo de pessoas, mas para garantir maior conforto ao segurado, pois ele evitará a fila... É isso que os clientes do INSS precisam entender. E é papel do próprio INSS divulgar tais facilidades e garantir que aqueles que as utilizaram não irão enfrentar filas mesmo assim. Para isso, é preciso garantir atendimento rápido e eficaz aos agendamentos de benefícios e perícias.

Não é admissível que uma perícia marcada para 12:00 seja realizada às 13:00, p. ex. Isso é gerar fila e desprestigiar qualquer propaganda de excelência de atendimento ou sobre os canais remotos.

Enfim, quem deve estar no topo das prioridades do INSS é o segurado... e reduzir as filas faz bem a todos, segurados e servidores!

Para concluir, importante dizer que atualmente os serviços disponíveis para agendamento eletrônico são: solicitação de pensão, aposentadorias, amparo assistencial, auxílio-reclusão, pecúlio, perícia médica, certidão de tempo de contribuição, contagem de tempo de contribuição, revisão de benefícios, recursos e andamento de processos.

Além disso, é possível requerer pelo site www.previdencia.gov.br os benefícios de Auxílio-doença, Pensão por Morte e Salário Maternidade. Os demais são apenas agendados para atendimento nas Agências do INSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário