BlogBlogs.Com.Br Previdência Brasil: 21 de set. de 2008

domingo, 21 de setembro de 2008

O Fator Previdenciário

O fator 1 - Aposentados e pensionistas, em mensagens à coluna de Ana Amélia Lemos em Zero-Hora, contestam, com razão, os efeitos negativos sobre seus orçamentos familiares com a redução dos valores dos benefícios pagos pelo INSS decorrente da aplicação do fator previdenciário. Entidades que representam os aposentados estão mobilizadas em favor do projeto que já passou pelo Senado e agora está na Câmara Federal determinando o fim desse dispositivo que corroeu as aposentadorias. O presidente Lula, na entrevista à TV Brasil admitiu, publicamente, que se o Congresso aprovar esse projeto, não o vetará. Aleluia!

O fator 2 - O senador Paulo Paim (PT, foto), autor do projeto que acaba com o fator previdenciário, certamente não imaginaria receber um presente de Natal com tanta antecipação. A promessa de Lula será cobrada quando a matéria chegar ao Palácio do Planalto, se conseguir aprovação da Câmara.

O fator 3 - Das duas, uma. Ou Lula está mesmo disposto a recuperar os valores pagos aos aposentados do INSS, ou, então, espera que sua base parlamentar impeça que o projeto seja aprovado. Pressionado, o deputado Chico D’Angelo (PT-RJ), que pediu vista ao parecer favorável de Germano Bonow (DEM), diz que votará a favor na comissão.

O fator 4 - O projeto está na Comissão de Seguridade Social e precisa passar pela Comissão de Finanças e Constituição e Justiça, antes de chegar ao plenário. Além desse projeto, o senador Paim tem outro que equipara reajuste de aposentadorias ao percentual aplicado ao salário mínimo.